O plano de negócios é a porta de entrada para quem quer empreender. Abrir uma empresa pede planejamento e muita organização para que o sucesso seja alcançado. Para que isso aconteça é preciso estar atento a todos os detalhes desde o inicio. Decida qual tipo de negócio vai criar e para quem vai oferecer os seus serviços e o mais importante: em quanto tempo pretende ter seu investimento de volta.
Qualquer pessoa que queia empreender deve se ater a um plano de negócios. Isso vai ajudar você a ter organização na hora de começar o seu negócio e vai tornar as coisas muito mais fáceis.
Como calcular o investimento?
O primeiro passo é questão documental e toda a parte burocrática que engloba a abertura da empresa. Isso inclui: licenças, abertura de CNPJ, pagamento de taxas, alvarás, honorários contábeis, entre outros. A melhor maneira de cuidar dessa parte e não se atrapalhar é através de uma planilha.
Além destes gastos, você precisará se focar em propaganda e marketing, máquinas e equipamentos, decoração, site, perfis em redes sociais, logomarca, material gráfico, etc.
Todas as despesas, por menores que sejam, devem constar no planejamento, pois mais cedo ou mais tarde elas farão diferença.
Verifique também os gastos mensais, fixos e variáveis. No caso dos fixos, leve em consideração os seguintes pontos: salários, comissões, aluguel, luz, telefone, internet, marketing, manutenção, materiais de limpeza e escritório, sistemas de segurança, seguro, etc. Com relação às despesas variáveis, você pode fazer uma estimativa, apenas para ter uma ideia de valores.
Não esqueça que juntamento com todos estes gastos, você deve levar em consideração que é importante possuir um capital de giro. Caso você ache necessário, busque um financiamento e acrescente o valor das parcelas às despesas mensais.
Após definir todas estas informações, calcule quantos meses serão necessários para que você inicie a sua obtenção de lucro e aí você saberá, finalmente, quanto deve investir.