O projeto de reconhecimento foi anunciado durante o lançamento da Semana Global do Empreendedorismo; Saiba a importância da contabilidade fiscal para a empresa nesse processo
O que você acha de um projeto de lei que reconhece de forma prática os empresários que costumam estar em dia com as pendências financeiras? Ótimo, né. É essa a proposta do governo, anunciada durante a declaração do presidente da República, Michel Temer, na Semana Global do Empreendimento, evento organizado pelo Sebrae e que contou com a presença, também, do presidente da entidade, Guilherme Afif Domingos, que explicou como funcionará o projeto que ainda está em escopo.
O projeto auxiliará empresários cujo o pagamento de tributos e impostos está em dia, auxiliando muito empresários de médio e pequeno porte e aumentando sobremaneira a importância da contabilidade fiscal no processo de construção da empresa, já que o levantamento de processos burocráticos alinhado com o caixa da instituição empresarial poderá fazer com que ele o empresário dê um passo a frente no seu patamar de lucros, caso seja beneficiado com as recompensas fiscais promovidas pelo governo, não anunciadas na declaração de Temer, já que o projeto ainda é uma ideia que está sendo estudada. Vingando, sabemos que o projeto estimula até mesmo a abertura de novas micro e pequenas empresas, o que vinha sendo brecado no Brasil devido a recessão.
Auxílio, além do estímulo
Além do estímulo ao pagamento em dia de micro e pequenos empresários, também foi falado pelas personalidades presentes na SGE (Semana Global do Empreendimento) sobre o Projeto de Lei 171, que tramita desde 2015 no Congresso Nacional. A ideia desta PL é o refinanciamento das dívidas, justamente dessas pequenas e médias empresas, que têm sofrido com a crise financeira.
A reformulação da dívida é mais um exemplo da importância da contabilidade fiscal na auditoria de documentos e no levantamento de dados que integre isso às finanças.
Projeto “Crescer sem medo”
Entre projetos de leis idealizados e tramitando, o “Crescer Sem Medo” já está vigorando desde o início de 2018, auxiliando empresas de pequeno e médio porte.
O programa aumento o teto do Simples Nacional de 3,6 milhões de reais para 4,8mi, com a progressão da alíquota já praticada no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), além de que no caso de ultrapassagem do valor, a nova alíquota será cobrada apenas no valor excedente.
Com esses tipos de ações, o governo dá uma bola dentro, já que estimula a população local a investir em seu próprio país. Já para a contabilidade fiscal, o trabalho aumenta, também, devido ao fluxo de consultas e prestação de serviço para saber se a situação de determinadas empresas estão regulares e regularizar as que não estão.
Se a contabilidade fiscal souber aproveitar as oportunidades, essa é o momento perfeito para que ela abra o leque e aumente a sua rede de clientes em potencial.
As notícias deste artigo foram passadas pelo presidente do Grupo Sebrae, Guilherme Afif Domingos, assim como o próprio presidente brasileiro, Michel Temer, durante o SGE (Semana Global do Empreendedorismo). O evento já se notabilizou, nos últimos três anos, como o maior do Planeta, quando o assunto é pequenos e micro empresários. 2,5 milhões de pessoas já passaram pelo evento em cerca de 10 mil atividades.