Nesse post vamos falar sobre as diferenças do contador e contabilista e esclarecer algumas dúvidas
Antigamente, o contabilista era popularmente conhecido como “guarda-livros”, pois acenava-se que era uma espécie de auxiliar do contador, este graduado em ciências contábeis.
De acordo como Decreto Lei9.295/46, o Conselho Federal de Contabilidade foi descrito apresentando as diferenças entre o técnico e o profissional do meio contábil, mas não exibe com clareza o termo contabilista.
Na prática, atualmente, o contabilista é o técnico em serviços contábeis, entretanto na teoria os termos geram certas diferenças entre si, colidindo com os contadores e os, mais recentes, Profissionais de Contabilidade.
Vide tudo isso, é essencial que você, ao buscar um contabilista em Guaratinguetá saiba as diferenças entre o profissional técnico e o contador.
A confusão de tudo isso dá, pois existem profissionais bacharelados em ciências contábeis e que, na teoria, são contadores, mas atuam como contabilistas, sendo um “servente de pedreiro” ao contador, com o perdão da comparação pouco proporcional.
Para tentar uniformizar a situação, o Conselho Federal criou o termo “Profissional de Contabilidade” que contempla a função de ambos os profissionais (técnicos e superiores), mas, ainda sim, a única coisa que essa definição feita em 2012, conseguiu, foi gerar mais dúvidas quanto a termologias.E o contador?
Diferentemente do contabilista, que é técnico, o contador é graduado em Ciências Contábeis. O bacharelado dá ao profissional o direito de gerir empresas da área, trabalhar em controladoria, mercado de seguros e, como dito anteriormente, ser auditor e perito.
Dentro de uma empresa, o contador exerce funções no patrimônio econômico e financeiro. Exemplos práticos de atuação do contador é a assessoria ao CEO da empresa na abertura de trâmites, negociatas e até mesmo abertura de filiais ou empresas de apoio secundário. Como ele faz isso? No processo de abertura ele avalia o contexto do negócio a ser aberto com o regime tributário ideal, para que o empresário sofra menos com impostos e fiscos, ele apura todas as possíveis saídas, desenha uma perspectiva de balanço mensal com a adição dos relatórios de faturamento.
O contador organiza e executa serviços gerais de contabilidade para as empresas nas quais ele presta serviço. Essas atribuições debem-se a Constituição Federal. O profissional graduado é o responsável, também, pela escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios e de todos necessários à organização contábil. Por isso, popularmente o contabilista em Guaratinguetá era conhecido como “guarda-livros”, pois era uma espécie de assessor do contador, realizando as tarefas secundárias.
Para contemplar, o contador também é responsável pelas perícias judiciais e extrajudiciais, levantamento e revisões de balanços e demonstrações de modo geral, revisão de escritas, verificação de haveres e assistência nos Conselhos Fiscais quando trata-se de sociedade anônima, atuando assim em regulações tanto judicais quanto extras de avarias grossas e comuns.