post

O processo de consultoria contábil o ajudará saber efetivamente quem são os seus clientes, para que você adeque a sua performance ao perfil do seu público-alvo

O maior patrimônio da empresa é o seu cliente, e manter um bom relacionamento com ele é fundamental, independentemente do segmento. Por meio de uma consultoria contábil, a sua empresa terá mais subsídios para se relacionar cada vez melhor com aqueles que fazem com que a sua empresa siga firme e forte no mercado.

Nesse artigo, vamos mostrar fatores onde a consultoria contábil auxiliará para que a sua empresa agregue no relacionamento com os seus clientes.

1. Persona 

Por meio de dados levantados no processo de consultoria contábil, a contabilidade trará para a sua empresa a persona do seu cliente ideal. Esse processo acontece através de análises de mercado, fluxo de compras e vendas, personificação da concorrência etc.

É claro que essa persona não significará única e exclusivamente o perfil do seu cliente, mas será a responsável por encaminhar as ações para que a sua empresa se relacione ainda melhor com eles.

2. Saiba com quem lidará

Quando você cria a persona do seu público-alvo, está colocando a parte prática na teoria, por meio de dados fornecidos pela consultoria contábil. Mas saber com o tipo de cliente que você está lidando vai muito além de saber idade, sexo etc, mas, sim, participar ativamente de fóruns, conhecer o tipo de entretenimento que ele consume etc, justamente para que você venha ter mais embasamento possível para lidar com eles no dia a dia.

3. Jornada do cliente

A jornada do cliente é o passo a passo que essa persona prevista pelos projetos em conjunto com a consultoria contábil passará até efetivar o relacionamento com a sua empresa. Quando você sabe quem é essa persona, seus gostos e e ativamente seus costumes, antever cada processo e decisão que será tomada pelo cliente, fica mais fácil.

4. Comece a colocar em prática

Saindo dos conhecimentos teóricos e levando as informações obtidas por meio da consultoria contábil para a prática, o primeiro fator a ser colocado em prática para que a empresa se comunique e se relacione melhor com os seus clientes é uma boa experiência de atendimento. Por estar a frente dos pensamentos do cliente, você pode usar deste subterfúgio para deixá-lo acima das suas expectativas na primeira comunicação.

5. Fidelize

Relacionamento é fidelização. A etapa da consultoria contábil para a sua empresa é eterna, já que uma vez cliente, o processo pós-venda entrará em ação. Um bom suporte, sistema de descontos exclusivos para quem já é cliente e uma marcação serrada por meio das redes sociais,, newsletters etc (sem ser invasivo, é claro) é ótimo para manter o seu cliente próximo, o que interferirá diretamente no trabalho de construção da persona da empresa, por meio da assessoria contábil.

7. Humanização da sua empresa

Nunca a frase “Coloque-se no lugar do outro” foi tão real. Isso porque por mais que todos os projetos de consultoria contábil venha auxiliar a sua empresa, nada melhor do que humanizar, de fato, o seu relacionamento com o seu cliente.