Conheça os sete pontos que você precisará abordar para evitar reclamações do seus clientes ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá
Ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, você precisará conquistar os seus clientes. Contudo, quando se trata de empresas no início, evitar retenções é tão importante quanto captar clientes. Por isso que, ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, você precisará estar sempre atento para evitar reclamações que, por tabela, gerarão desgastes.
Pensando nisso, esse artigo lista sete ações que tendem a culminar na diminuição de reclamações ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá.
1. Evite reclamações, mas, quando tiver, as valorize
Quando você abrir a sua empresa em Guaratinguetá, precisará estar atento que toda e qualquer reclamação pode ser muito prejudicial ao futuro do seu empreendimento. Entretanto, é impossível agradar a todas as pessoas da mesma forma. Por isso, reclamações tendem sempre a acontecer. E quando elas acontecerem, você precisa prestar muita atenção para não persistir no erro.
O seu cliente é parte fundamental na identidade da sua empresa e, embora o profissional da área seja você, a subsistência da empresa depende dele. Por isso, sempre valorize as críticas e reclamações deles para melhorar a gestão do seu negócio.
A melhor forma de agradecer esse feedback é dobrando a atenção na queixa determinada e demonstrando a confiança depositada não errando novamente.
2. Pesquisas de satisfação
Se tem um jeito que você consegue o retorno do seu cliente, sem precisar sofrer com as críticas e reclamações, são as pesquisas de satisfação. Mas para que os seus clientes cooperem, é preciso educá-los a isso. O fato de você ser uma empresa nova é trunfo para que você já crie essa filosofia em seus consumidores.
Pesquisas afirmam que apenas 4% dos clientes reclamam de algo que não gostou. A cultura dos clientes no Brasil é desprezar as empresas, cujo eles têm reclamações, sem sequer dar o direito de defesa, o feedback.
Ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, então, busque o retorno positivo por meio das pesquisas de qualidade, promovendo, justamente, ações de retorno, como pequenos benefícios que os levem a contribuir com as avaliações da sua empresa. Assim, você trabalha com o seu cliente como um cooperador e não é invasivo ou enfadonho.
3. Comunicação
A sua comunicação com o seu cliente precisa ser clara e crassa. Ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, você precisará ter em mente quem são os seus clientes, onde eles transitam, qual é a sua linguagem etc. Tenha um canal de comunicação que fale claramente a língua dos seus clientes, sem nenhum ruído ou desvio de linguagem. Isso tende a dar muito certo e colocar a sua empresa como opção primária das decisões dos seus clientes.4. Solução de problemas
Para que você não seja sobrecarregado com problemas e não assuma todos para si, é importante que você esteja cercado de pessoas de confiança na linha de frente da sua empresa, capacitadas para solucionar problemas e evitar reclamações.
Você precisa estar a par de tudo, ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, mas isso não significa colocar a mão na massa em tudo.
Além disso, ter pessoas específicas para solucionar determinados tipos de problemas, acelera o processo de resolução do seu cliente e, por tabela, aumenta a sua satisfação.
5. Consistência nas soluções
Não confunda rapidez com pressa. Por mais que dinamizar processos seja importante para a fidelização dos seus clientes, busque sempre soluções consistentes para qualquer que seja a sua empresa.
Ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, é importante que você sempre tenha boas cartas na manga para solucionar os problemas dos seus clientes.
6. Resolva o problema da empresa
O problema do cliente pode ser facilmente resolvido quando ele muda de empresa. Agora, ao lidar com a crítica de um cliente, quem passa a ter um problema real é você. Ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá, evite, ou melhor, nem ouse a falar para o cliente que você está resolvendo o problema dele, mas, sim, se desculpe e resolva internamente o que está atrapalhando o crescimento da empresa.
7. Atente-se ao desempenho
Crie métricas de crescimento ao abrir a sua empresa em Guaratinguetá. Ela irá indicar o desempenho do seu empreendimento, através de gestão de críticas e resultados. Muitos fatores podem cooperar ou atrapalhar o desempenho de uma empresa, e ter uma boa gestão de desempenho é fundamental para se ter ideia de quanto o serviço está bom e o quanto a empresa precisa melhorar.